Cidade da Praia, 14 Jan. (Inforpress) -O ministro do Turismo afirmou hoje que Cabo Verde “chegou ao ponto mais alto do processo do planeamento turístico” com o lançamento do “Programa Operacional de Turismo”, convicto que marca um antes e depois deste sector chave da economia.
Durante a apresentação oficial do “Programa Operacional de Turismo”(POT), em São Jorge dos Órgãos, Carlos Santos disse que este projecto reforça o programa do Governo que elege o turismo como o sector estratégico da economia cabo-verdiana, visando uma expressiva contribuição para o equilíbrio das contas públicas, a redução do desemprego e a consequente diminuição dos indicadores de pobreza, particularmente a extrema.
Enquanto sector estratégico, afiançou, espera-se do turismo um elevado efeito multiplicador sobre o conjunto da economia, e, assim, uma contribuição robusta para o crescimento económico.
Referiu que o POT assume a transversalidade do turismo na economia nacional, pois materializa o programa do Executivo para o sector do turismo, baseado num modelo de crescimento de turismo ancorado na sustentabilidade, preservação dos recursos naturais, culturais, patrimoniais e humanos do país.