Compositores cabo-verdianos defendem priorização de temas tradicionais e valorização da classe

Must Read

Cidade da Praia, 15 Jan (Inforpress) – Compositores cabo-verdianos abordados pela Inforpress defenderam a necessidade de priorizar as composições tradicionais sob pena de caírem em “extinção” e destacaram a importância da classe na preservação das músicas tradicionais.

Em declarações à Inforpress, por ocasião do Dia Mundial do Compositor, que se celebra hoje, 15 de Janeiro, Tibau Tavares, compositor desde a década de 80, contou que de lá para cá a música cabo-verdiana teve muitas evoluções, nomeadamente em termos de géneros musicais e formas de gravações.

“(…) Hoje há vários programas de gravações digitais, tudo evoluiu e as coisas estão mais rápidas e fáceis, por isso está banal”, precisou o músico e compositor maiense, autor de vários sucessos da música cabo-verdiana..

“Todas as pessoas querem ser artistas”, afirmou, sublinhando que as músicas tradicionais de Cabo Verde, nomeadamente a morna, a coladeira e o funaná, podem se extinguir se os devido cuidados não forem tomados, porque, justificou, o “hip hop está a tomar conta de Cabo Verde”.

Tibau Tavares, que diz não ter nada contra outros géneros musicais, advoga a necessidade de preservar a cultura e destaca o papel da rádio e televisão públicas que, na sua opinião, “devem tocar mais músicas de Cabo Verde”.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img
Latest News

Conflito Rússia-Ucrânia: África vira as costas ao Ocidente e apoia a Rússia

Convocados para votar na Assembleia Geral das Nações Unidas, no âmbito das sanções contra a Rússia, os países africanos...
- Advertisement -spot_img