O Presidente da República do Senegal Macky sal, procedeu à inauguração do estádio recém-construído na cidade de Diamniado a cerca de trinta quilómetros de Dakar.
Nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o mundo inteiro e a comunidade esportiva em particular estavam com olhos cravados no Senegal. De facto, a inauguração do novo estádio senegalês chamado Abdoulaye Wade foi realizada em Diamniado. Com capacidade de 50.000 lugares, este estádio foi aprovado pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA). Desde então, até hoje é o único estádio com padrões internacionais no país. Um excelente presente para a equipe de futebol senegalês, que pela primeira vez acaba de ganhar a Copa das Nações Africanas em Camarões.
A cerimónia de inauguração, decorreu na presença de várias personalidades políticas e desportivas. Entre ao qual podemos citar o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, o presidente ruandês Paul Kagame, o presidente da Gâmbia Moussa Barrow, o presidente da Guiné-Bissau Umaro Embalo, o presidente liberiano e ex-jogador de futebol Georges Weah. Mas também contou com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, o chefe do Café Patrice Motsepe e o ex-técnico do clube inglês Arsenal, Arsène Wenger. A cerimónia de inauguração, antecedeu um jogo de gala que marcou a abertura do estádio. As antigas glórias do futebol senegalês como El Hadj Diouf, Khalilou Fadiga e o atual treinador do Senegal Aliou Cissé, enfrentaram as antigas glórias do futebol africano como o camaronês Samuel Eto’o, o marfinense Didier Drogba, o nigeriano Jay Jay Okocha, o ganês Michael Essien e o togolês Emmanuel Adebayor. Esta partida teve empate (1-1) como resultado final. Com golos de Fadiga e Okocha.
Inicialmente nomeado Estádio do Senegal, o presidente Macky Sall decidiu renomear este estádio dando-lhe o nome de seu antecessor Abdoulaye Wade. Um magnífico reconhecimento ao ex-chefe de Estado senegalês. Macky Sall também justificará esta escolha nestes termos: “é uma homenagem à sua carreira multidimensional, intelectual, pan-africanista, político e ex-presidente do Senegal. Declara então que: “esta bela infraestrutura dedicada aos jovens é um convite para que continuemos com o nosso caminho rumo à excelência”. O país iniciou um processo de renovação das suas infraestruturas desportivas com vista aos Jogos Olímpicos da Juventude a realizar- se em Senegal no ano 2026.
A segunda maior arena desportiva do Senegal, situa-se atrás do estádio Léopold Sédar Senghor, com a capacidade de (60.000 lugares), este estádio foi construído em apenas um ano e meio por uma empresa turca. O custo total da infraestrutura é estimado em um total de 156 bilhões de francos CFA. E é o único estádio do país que pode sediar uma partida internacional. Com isso, a sua primeira partida oficial será em 29 de março de 2022. O Senegal, que venceu o Egito na final do CAN 2021 no dia 6 de fevereiro, receberá os faraós na partida de volta a contar para os play-offs da Copa do Mundo de 2022 a ser realizada no Catar. Os egípcios que desejarem se vingar enfrentarão os Leões de Teranga, que desejarão vencer sua primeira partida em seu novo covil.